sexta-feira, 2 de abril de 2010

O ADAMASTOR / O MOSTRENGO

... E disse: — "Ó gente ousada, mais que quantas / No mundo cometeram grandes cousas, ... in "Os Lusíadas", de Camões
*
O mostrengo que está no fim do mar / Na noite de breu ergueu-se a voar; / À roda da nau voou três vezes, / Voou três vezes a chiar, / E disse: «Quem é que ousou entrar / Nas minhas cavernas que não desvendo, / Meus tectos negros do fim do mundo?» / E o homem do leme disse, tremendo: / «El-Rei D. João Segundo!»
...
«Aqui ao leme sou mais do que eu: / Sou um povo que quere o mar que é teu; / E mais que o mostrengo, que me a alma teme / E roda nas trevas do fim do mundo, / Manda a vontade, que me ata ao leme, / D' El-rei D. João Segundo!»
in "Mensagem", de F.Pessoa

3 comentários:

  1. Tenho gratas recordações desse espaço tão caracteristico de Santa Catarina.

    Cumpts
    APS

    ResponderEliminar
  2. Presentemente, é mais que muito frequentado! Lotação esgotada!...
    Cumpts
    O

    ResponderEliminar
  3. ai Fernando Pessoa e Luis de Camões :P Maravilhosos poetas.

    ResponderEliminar